terça-feira, 22 de setembro de 2009

30 Anos da Meia-Passagem em São Luis/MA


Alunos da Universidade Federal do Maranhão comemoravam os 30 anos da conquista da meia-passagem, nesta quinta-feira, 17, quando foram agredidos por polícias, que alegavam proibição de panfletagem em locais públicos. Veja o vídeo e reportagem no jornal local: Violência no Terminal da Integração.
Gustavo Santos, coordenador do DCE 17 de Setembro - batizado assim pela conquista da meia-passagem nesta mesma data, em 1979-, conta que o dia foi de celebrações, com eventos que lembravam e exaltavam o que gerações anteriores haviam conseguido. Uma das mobilizações programadas era a panfletagem no Terminal da Integração, pedindo melhores condições de transporte e chamando os passageiros para ato que pleiteia agora o passe livre aos estudantes.
Segundo Santos, quatro estudantes entregavam folhetos quando foram atacados por três policiais da guarda metropolitana e quatro militares, convocados pelo diretor do Terminal. Houve pancadaria. A ação covarde terminou na delegacia, quando as vítimas tornaram-se réus por "desacato à autoridade". Na alegação, incorreta, foi dito que a lei proibia a panfletagem, mas na verdade a proibição se referia a "afixação" de cartazes, coisa que não aconteceu.
Para o coordenador do DCE, a atitude foi uma retaliação contra o que dizia o material impresso. "No folheto lembramos que o atual prefeito de São Luis era governador na época, indicado pelos militares, ou seja, um governador biônico responsável pela opressão dos estudantes, que foram espancados na Praça Teodoro durante o ato exigindo a meia-passagem", afirma Gustavo Santos.
A UNE lamenta o ocorrido e repudia práticas como essa, que interferem na democracia e no espírito libertário da juventude que faz parte do movimento estudantil.
Consulte o site da Meia-Passagem e conheça a história da "Greve de 79", ou "A greve da Meia-Passagem", que será lembrada como um momento histórico em São Luis, conhecida também, não por acaso, como a "Ilha Rebelde".
http://www.meiapassagem.com.br/

Créditos:A Direção da UNE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário